Cortinas, o tamanho faz diferença!

Desde que comecei meu aprendizado tardio sobre costuras tenho pensado em almofadas e cortinas novas, já fiz cá alguns acertos. Mas, precisamos mesmo resolver o que fazer para uma das janelas –  e que seja uma solução fácil, prática e rápida, porque a menina aqui ainda é bem fraquinha na costura e a máquina é mais rápida que o meu sistema-de-auto-controle-de-pânico!

Tenho alguns modelos de cortinas possíveis e a solução de dois problemas comuns aqui e quem sabe lá em sua casa? As medidas da cortina perfeita para a janela e para a configuração arquitectónica do ambiente.

 O que fazer com escotilhas quadradas no meu navio?

Vi estas janelas tratadas por Nate Barkus e guardei em meu arquivo, porque são perfeitas. É a solução para aquela janela pequena, perdida no espaço entre grandes paredes e tectos altos.

Dê altura à cortina, ao invés de esconder a mini-janela, favoreça-a, dê-lhe protagonismo. É a solução para um dos meus “problemas”.

Você tem uma janela destas?

cortinas para janelas pequenas-AD

 Qual a altura ideal?

Quando pensamos nas medidas das cortinas,  pensamos imediatamente no tamanho das janelas e esquecemos que a distância entre elas e o tecto, tem tanta importância quanto a altura da bainha em relação ao chão.

1- O tamanho da cortina tradicional pronta, deverá exceder entre 15 e 20 cm a altura e a largura da janela, para que ela exerça sua função de filtrar ou barrar a luz.

2 -Caso você perceba que aos 20 cm acima da janela, sua cortina ficará muito próxima do tecto, a melhor escolha será estende-la até tocar o tecto. A bem da verdade…eu penso que toda cortina em ambientes com tectos baixos deveriam ser instaladas como o exemplo 2 do desenho. Percebeu como a janela 2 do desenho parece maior?

Então: A - Para dar protagonismo à cortina – estenda-a do tecto ao chão; B - Para uma janela pequena demais – faça um “faux” com a altura e uma cortina opaca; C - Para tectos baixos ou que pareçam muito baixos – estenda as cortinas do tecto ao chão.

a.cortinas

 

Esta entrada foi publicada em Cortinas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado