Hortênsias dos Açores...

Quase entrei em uma briga com o vendedor da loja onde pretendia comprar um ramo de Hortênsias secas. Pelo preço pedido eu poderia plantar canteiros e mais canteiros de Hortênsias – com terra e insumos novos. Um verdadeiro abuso!  Pois estou a espera do hora certa e vou fazer, eu mesma, minhas Hortênsias secas.  Aqui está a receita que  consegui nas dicas de jardinagem da revista Better Homes and Gardens (um tantinho modificadas…é verdade).  OK., fiz algumas adaptações que acredito não modificarão o resultado em absoluto, afinal tenho experiência em desidratar flores.

Tudo deve começar pela colheita. As Hortênsias, ou Hidrangeas, devem ser colhidas bem cedo pela manhã e com o Sol ainda baixo, no período entre o meio e o final da temporada, ou seja, cerca de seis semanas após a floração, quando as pequenas flores começam a ficar como se fossem feitas de papel.

Então será hora de cortá-las – em diagonal e com faca ou tesoura de jardinagem, bem afiada; retirar as folhas e partes danificadas do ramo e colocá-las em um recipiente com água, de 6 em 6 flores no máximo, por frasco. 

É importante que as flores sejam espaçadas, para que o ar circule bem entre elas. 

E como é lindo isto…

Devo dexá-las em um local sem Sol directo e bem arejado. As Hortênsias secarão enfeitando!  Caso as flores ainda não estejam secas quando a água toda tiver acabado, colocarei mais um pouco de água. Eis o “segredo”: Hortênsias devem secar com água!!!!

Já secas.

É bom lembrar que as cores das Hortênsias secas são menos brilhantes que as frescas, mas tão bonitas quanto.  Para guardá-las basta um lugar seco e longe da luz directa.

Está resolvido, quando o próximo Outono chegar, encontrará em minha porta uma wreath com Hortênsias secas…

Em tempo: No Brasil escrevem-se Hortência.

 

 

Via

 

Esta entrada foi publicada em DIY e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.



2 respostas a Como secar as flores das Hortênsias?

  1. Lucas De Andade disse:

    Olá!
    Também quase briguei com um vendedor quanto ao valor e fiz minha própias as quais estão lindas…mas ainda me restam dúvidas quanto a tingi-las e como fazer a de cor neutra…você já descobriu…
    att

    • Luci disse:

      Enquanto estão no vaso com agua para secar, coloque algumas gotas de tinta para impessora, com sua cor predileta. Ainda não fiz mas vou fazer e depois te conto se o resultado foi bom.
      Fui em Campos do Jordão e vi varios vendedores de rua com estas hortencias secas e muito coloridas( azuis, vermelhas, amarelas e laranja), mas
      é claro que não me deram a dica. Se voce souber mais alguam coisa por favor comunique-se comigo. grata Luci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado