A ideia é aliciante, para mim; penso em jardim e lá vem ela… fogo no jardim. Hoje gostava de escrever sobre plantas, jardins e, já está: Fogo!  Então vou passar para você…  A popularidade dos poços de fogo ou fogo no chão é relativamente nova, mas estas fogueiras controladas, em jardins e quintais, são tradicionais nos países europeus, principalmente no Norte da Europa.  Uma maneira de aproveitar o jardim em qualquer Estação do ano e um santo remédio contra o stress.  Depois das fotos há algumas dicas para você ter a sua.

Alternativa para ter fogo no jardim sem a construção do poço de fogo é a adaptação das Salamandras ou a “criação” do seu próprio equipamento.  Importante é o cuidado com a segurança: Recipientes portáveis devem ser fundos o bastante para evitar o “respingo” das labaredas.


Nada como uma conversa ao pé do fogo… Os assentos devem guardar a mesma distância segura que observamos para as lareiras internas.

As questões básicas de segurança: 1 -Escolha o local onde instalará o poço tendo o cuidado para os riscos de incêndio. Evite  muita proximidade de arbustos, plataformas de madeira e assentos; 2 - O poço deve ter, além da altura do muro de contenção, uma cova com pelo menos 20cm de profundidade, com o leito coberto de pedra; 3 - Queime pouca  madeira de cada vez – monitorar a qualidade do fogo é um dos prazeres de ter  o seu poço – e é seguro!  4 - Tenha sempre um recipiente com areia, para apagar o fogo ao deixar o jardim.

Aqui está um tutorial para como fazer o seu poço de fogo. Aproveite!

Fotos: w.bhg.com

Esta entrada foi publicada em varandas e jardins e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.



Uma resposta a Poço de fogo para o jardim.

  1. Farid disse:

    Olá. Vcs tem quem indicar para construir isso em SP? Grato. Farid

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado