Quarto com móveis escuros, de madeira escura, vivem um tanto na contra-mão do que se vê nas revistas e montras de decoração, por motivos que mais tem a ver com qualidade da madeira e forma de fabricação do mobiliário contemporâneo do  que com qualquer outra razão, principalmente com a boa ou má qualidade estética dos móveis de madeira escura. Moda é feita de conjunturas económicas e sociais…
Bons móveis, antigos e de boas madeiras são tesouros que você pode e deve cuidar muito bem. Resta usá-los de maneira a actualizar o ambiente com os vizinhos certos!
As fotos e comentários que faço a seguir são para atender a perguntas recorrentes de leitores que querem manter seus móveis, mas querem um ambiente leve e claro. 
Vamos a isto?

Paredes claras não significam apenas, brancas.
Os tons de cinzento-azulado claríssimo são perfeitos para ampliar ambiente, além de óptimos para usar com os tons escuros de madeiras.
Luz é fundamental, portanto o tratamento dado às janelas é mais importante que nunca: Cortinas simples, de bom tecido, leves e claras, sem muitos detalhes e volume.
Precisando de bloqueio total da luz, use black-out.
Tempos atrás os móveis eram comprados em conjuntos – os combinados – que não queremos mais … Pois vamos separá-los!
Antes de tudo verifique se todas as peças que você tem em seu quarto são mesmo necessárias (organizar…desapegar…), onde vemos uma gaveta vemos logo uma possibilidade de guardar o inútil, não é?
Considere…Uma das mesas de cabeceira poderia ir para o Living, como uma mesa de apoio interessante, por exemplo. Teste, e teste também trazer de outro ambiente uma peça para compor o quarto…Acrescente variedade visual, trocando uma ou duas peças por outras de aspecto mais leve e actual.
Caso haja armários embutidos e suas portas sejam, também, de madeira:Pinte-os, na mesma cor e tom das paredes. É mesmo impactante a mudança da percepção de amplitude e luz no ambiente. O mesmo efeito você consegue mantendo um esquema de cores onde os tons mais claros são usados nas maiores superfícies.
Tapetes, por exemplo, sob a cama devem ser claros e grandes o suficiente para servir as laterais e pés da cama. Evite tapetes escuros e os laterais separados.
Objectos e acessórios leves: Candeeiros com base de vidro são excelente escolha!
Espelhos usados atrás das mesas laterais são milagrosos!! Concentre na moldura dos espelhos – em par – a sua interpretação do estilo do quarto; quartos românticos pedem molduras trabalhadas, quartos mais contemporâneos ficam bem com molduras de linhas direitas…
Lembre que se não há luz ou espaço suficiente no ambiente o bom recurso é sempre: Menos mobília e mais espelho.
Um truque de efeito rápido para actualizar o quarto é tratar as mesas de cabeceira de forma a evitar o velho par de jarros. Variedade é a chave, variedade de tamanho e formas não só das mesas mas dos candeeiros e objectos. Lembre: Variedade com unidade, pela cor, material, tamanho…

Em resumo: 
Limpe o ambiente de tudo o que não for realmente necessário;
Troque um ou dois itens por peças contemporâneas;
Use cores claras mas evite o branco, nas paredes;
Trate as portas de madeira dos armários embutidos como se fossem paredes;
Use tapetes claros e grandes;
Prefira cortinas com modelos simplificados e com material de boa qualidade;
Use roupas de cama claras com toques de cor;
Use espelhos e objectos de vidro;
Tenha atenção com os acessórios de iluminação – tecto e candeeiros de mesa ou de chão – de mesma linguagem estéticas.


Espero ter ajudado. 
Mande fotos do resultado, adoraria ver seu novo quarto com móveis escuros…e lindos.


Esta entrada foi publicada em Dicas e truques e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.



3 respostas a Quarto com móveis escuros | Dicas de Decoração

  1. Anderson disse:

    saberia me dizer a cor da parede da 3 foto onde tem o vaso de rosas vermelhas ?
    obrigado

  2. Aloke disse:

    Bom dia. Gostei bastante da dica sobre como dceroar um quarto de apartamento pequeno. Eu vou casar ano que vem e gostaria de mais dicas para complementar a decorae7e3o do apartamento onde morarei. Estou disponivel a fazer qualquer tipo de reforma que seje necessario la, pois quero um ambiente muito simples, porem muito confortavel. Gostaria muito de mais ideia de voces, mais dicas, alguns detalhes, nao apenas na disposie7e3o de moveis, objetos ou cores, mas tambe9m na propria contrue7e3o/reforma do mesmo.Desde je1 agradee7o a atene7e3o e mais uma vez parabenizo o artigo apresentado.Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado